terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre a efemeridade de nossas vidas.


Hoje fiz muitas ligações, porém, dentre tantas e entre tantos casos e causos que ouvi, uma, especialmente, me chamou a atenção:
Liguei à procura de uma senhora - constava em nossos arquivos o não-pagamento da última parcela de seu carnê - e ao ligar uma garota atendeu, tranquila, voz calma. Ao perceber que não se tratava da pessoa a quem eu procurava, não entrei em maiores detalhes, comuniquei apenas o nome da empresa e não me demorei. Tão logo ela reconheceu o nome da empresa, informou de pronto que todos os pagamentos estavam sim efetuados.
Como de praxe, informe que se fazia necessário passar um fax do comprovante, sob pena do nome da cliente ser negativado. Ela me informou que se tratava de sua mãe, e que, ao adquirir o material estava doente, vindo a falacer alguns meses depois...
Nesse momento emudeci.
(,,,)
Situações assim costumam acontecer, porém essa, hoje, me fez refletir sobre o quão efêmeros somos e o quanto de sopro de vida há em cada um de nós.
Aquela senhora, que agora jaz em seu túmulo, fez planos, projetos, construiu sonhos, assumiu compromissos, dívidas e sumcumbiu.
Não estamos prontos pra nossa própria morte, mas nos desgastamos tanto com coisas fúteis e vazias. Perdemos nosso curto tempo com atitudes estéreis e não sabemos o que está por vir.
Essa ligação, em especial, me fez refletir sobre o que tenho feito de meus dias e o quanto de boas ações - voluntárias - tenho praticado.
Me fez temer deixar meu filho, e muito mais, ainda, que ele me deixe.
Isso me tocou.
Então, caros meus, não sejamos levianos com os sentimentos alheios, e não aturemos gente leviana. Não projetemos injustiças ao nosso próprio favor.
Temos apenas um sopro de vida, e não sabemos o quanto de fôlego ainda nos resta.
Não sabemos quão saudosos seremos depois que partirmos.
É preciso fazer nossa vida hoje! Projetar boas obras no agora!!
Porque o amanhã jaz num pedido formal de desculpas e numa desconsideração de cobrança indevida...

4 comentários:

Defalchi disse...

Numa frase de um barbudo que viveu a dois mil e poucos anos atrás: Orai e Vigiai!
Beijo...

Anônimo disse...

Espero que tenhamos ainda muito fôlego.

Anônimo disse...

Amiga que texto intenso. Que delícia saber que vc está pensando no que realmente importa nessa vida. Eu, há mto já tenho me vigiado pra eliminar do meu caminho pessoas, pensamentos, desejos e situações que não importam, que não agregam, que não me tornam melhor!
Adorei. É isso aí, a vida é um sopro! Temos que viver tão intensamente isso e não deixar que nada nos atrapalhe.
Beijos de amor

CA

Caio Miniaturas disse...

Obrigado por semear em mim essa reflexão, amiga linda. Beijo grandão.